NOSSOS PRODUTOS NO ELO7

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

GUERRA E PAZ DE CANDIDO PORTINARI

Ontem dia 28/12/2010, eu e meu marido enfrentamos uma fila de 2 horas para ver os murais de Candido Portinari, no Teatro Municipal do RJ.
Recebemos um ingresso (claro que eu vou guardar de lembraça) e tambem  um folder, explicativo. Sentamos na platéia.
250 pessoas se acomodavam por vez. (vejam os dias e horarios no site do Teatro Municiapal). Vimos um pequeno video e depois subimos no palco para ficar mais perto dessa Obra Monumental.
Perguntei a uma das moças que estavam dando explicação ao público, a qual movimento os murais  de Portinari se encaixava, já que eu via um pouco de Cubismo neles, apesar de ter sido concluído  em 1956, (o Cubisbo fica alí entre 1907 até 1914). Ela me respondeu que Portinari, não gostava de impor suas obras a movimentos rígidos, e ela via sim um pouco de Cubismo e tambem Pintura Academica. A Pintura Academica ( é do séculoXIX onde uma das caracteristicas é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, onde não deve imitar a realidade e sim tentar recriar a beleza natural).
Guerra e Paz, foi um presente do Brasil para a sede da ONU, em Nova York.
Eles estão localizados no hall de entrada da Assembléia Geral, local nobre porem de acesso restrito.
Os painéis estão aqui, porque o edifício da ONU vai passar por uma grande reforma e os painéis também vão passar por uma restauração, de fevereiro até maio no Palácio Gustavo Capanema em ateliê aberto ao público.
Candido Torquato  Portinari, filho de imigrantes italianos, nasceu em 29 de dezembro de 1903, numa fazenda nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Lá viveu até seus 15 anos. Depois veio para o Rio de Janeiro para aprimorar seu Dom na Escola Nacional de Belas Artes.


EU AMEI, FIQUEI MUITO EMOCIONADA, E MUITO GRATA, por ver essa belíssima obra.

Nenhum comentário: